Ensino_Arte_Rede

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
NÚCLEO DE ARTE E TECNOLOGIA

Ensino_Arte_Rede – E_A_R é um projeto de ensino de arte a distância para alunos da rede pública, que participam de um trabalho colaborativo entre o Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e um artista convidado, tendo como foco central o uso de atuais tecnologias de comunicação – redes virtuais e mídias móveis.

Elaborado pelo NAT_EAV, esse projeto tem como objetivo a introdução de jovens no universo da arte contemporânea, numa interface com as tecnologias de comunicação. O Ensino_Arte_Rede surgiu da interseção das três linhas de pesquisas criadas pelo NAT_EAV, unindo educação de arte a distância e projetos colaborativos em rede utilizando celulares.

Luiz Alphonsus, o primeiro artista convidado, participou, em 2007, com o projeto “Encontro em um ponto”, considerado projeto piloto, e, em 2008/2009, com o projeto “Trama” – ambos trabalhos sobre conexões e trocas de experiências vivenciais e existenciais entre os alunos participantes de escolas públicas espalhadas por todo o Brasil.

O projeto ”Encontro em um ponto” atendeu, em 2007, duas escolas públicas, envolvendo 20 alunos do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

O projeto Ensino_Arte_Rede_Trama atendeu, em 2009, um universo de 12 escolas públicas, envolvendo 72 alunos de todo o Brasil. Trama é um trabalho sobre conexões e trocas de experiências vivenciais e existenciais entre os alunos participantes, mapeando os nossos atuais percursos pelas redes informacionais e vias urbanas.

Em 2011 realizamos mais uma edição, o E_A_R_GAME, levando o ensino da arte contemporânea a 60 alunos de escolas da rede pública participantes do Programa NAVE, do Projeto TONOMUNDO. Convidamos Suzete Venturelli, artista, professora e pesquisadora de computação do Instituto de Artes da UnB, com o desafio de elaborar e desenvolver, junto com os alunos participantes e a equipe do projeto, uma obra multimídia e interativa, na interseção da arte com o universo dos jogos.

Este projeto foi realizado com o patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura - Lei de Incentivo à Cultura do ICMS/SEC, o apoio do Oi Futuro e da Associaçção do Amigos da Escola de Artes Visuas.