Projeto 2010/11 - EAR_GAME

Caça ao Tesouro



O objetivo do projeto é promover a criação de um jogo de arte (game art), envolvendo os alunos das escolas NAVE Rio e NAVE Recife, em colaboração com a artista Suzete Ventureli, sua equipe na UNB e a equipe do NAT EAV.

O gênero escolhido, Caça ao tesouro, é de ficção-histórica, pois predominam elementos imaginários e também históricos. Caça ao tesouro é também um jogo de aventura, que contempla, ao mesmo tempo, o entretenimento e a aprendizagem. 

O jogo irá conter informações históricas das duas cidades e visa escolher o tesouro cultural mais importante de sua comunidade como prêmio para quem encontrá-lo primeiro.

O jogo será construído na rede social * wikinarua.com , de modo colaborativo, e deverá ser dividido em diversas fases, sendo que  no início de cada uma delas, são apresentadas instruções. As fases devem conter os temas da cartografia do wikinarua, tais como: arte na rua, cultura na rua, conflito, patrimônio histórico, histórias e cultura material.

Durante o desenvolvimento do jogo, a equipe do NAT_EAV trabalhara questões de arte com os participantes, em um ambiente interativo - sala de aula - onde os alunos das duas escolas estabelecerao trocas a partir de propostas de trabalho sugeridas pela equipe do NAT_EAV.

______________________________________________________________________


* wikinarua. com é uma rede social que compreende conexão entre redes a partir da utilização de dispositivos móveis, como celulares, com tecnologia de Realidade Urbana Aumentada (RUA), software criado na Universidade de Brasília, especialmente para que cada individuo, localizado em qualquer parte do Brasil, incluindo os de comunidades isoladas como quilombolas, indígenas ou outras, possam modificar e intervir no seu contexto urbano e/ou meio ambiente, por meio da arte com imagens, sons, animações, textos, contendo também uma rádio, onde você pode fazer a sua programação e participar com outras informações, no intuito de diminuir inclusive as diferenças sociais, em tempo real. A rede social apresenta como forma de interativismo a construção de uma cartografia colaborativa, na qual são apresentadas as imagens, vídeos e outras informações inseridas por seus membros.

para saber mais>>