Encontro em um ponto foi um trabalho vivencial de realização coletiva que visou conceituar e compreender o processo de criação de um trabalho de arte.
Do pensamento abstrato à materialidade. Da materialidade à abstração: com a idéia de transformar o dia a dia numa compreensão de tempo e espaço, foi realizada uma experiência onde dois grupos de pessoas partiam de suas casas documentando todos os momentos por que passavam quase que diariamente entre suas moradias e seu trabalho. A experiência foi realizada por estudantes de duas escolas do Grande Rio, que simultaneamente registraram em celulares seus trajetos casa-escola. Toda a relação de espaço-tempo foi percebida e discutida como uma realidade contemporânea, ou seja, tudo aconteceu simultaneamente num universo urbano ou cósmico.
O Encontro em um ponto tinha como ponto de partida as próprias escolas, o como ponto final da experiência vivencial a trajetória até o Parque Lage. Todo este registro foi publicado na internet na forma de um mapa com os percursos e a vivência de cada participante.
O resultado foi um trabalho de arte, envolvendo as etapas desde o momento de elaboração conceitual até a sua materialização e o retorno ao pensamento abstrato, o verdadeiro Encontro em um ponto.
Equipe
Luiz Alphonsus
artista convidado
Tina Velho
coordenadora do projeto
Bia Amaral
Giodana Holanda
Tina Velho
Equipe do NAT_eav
Tania Queiroz
Cristina de Padula
educadoras
Cristina Verdade
designer/webmaster
Emanuel de Jesus
vídeo e edição de vídeo
Luiz Nogueira
produção