Apresentação
O Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais (NAT_EAV) – um espaço de pesquisa, ensino e projetos – apresenta a primeira edição do NAT_EAV_LAB, um programa de residência artística voltado para o desenvolvimento de projetos de jovens artistas do Rio de Janeiro.
Patrocinado pelo “Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados”, através da Lei do ICMS / Secretaria de Estado de Cultura, o NAT_EAV_LAB tem como objetivo incentivar a produção e a reflexão crítica na interseção entre a arte e a tecnologia, a partir de processos colaborativos em rede e mídias móveis.
No final de 2009 , cerca de 40 artistas inscreveram projetos individuais, submetidos a uma comissão de seleção composta por Alberto Saraiva, curador do Oi Futuro, representante da Oi e do Oi Futuro; Simone Michelin, artista e professora da EBA-UFRJ, e Claudia Saldanha, diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, representante da Secretaria de Estado de Cultura.
Celina Portella e Juliana Cerqueira foram selecionadas nessa primeira edição do programa. Durante seis meses, as duas artistas receberam todo o suporte do NAT e a orientação das professoras Bia Amaral, Cristina Verdade, Giodana Holanda e Tina Velho, além de contar com uma bolsa mensal para ajuda de custo. Os trabalhos das artistas aqui expostos são o resultado desse processo.
Ao longo desse período, Celina e Juliana trabalharam intensamente em regime de residência artística no laboratório do NAT_EAV. Foram orientadas, tiveram acesso a equipamentos, suporte técnico e acompanhamento do desenvolvimento de seus projetos para espectadores remotos e som-ma.
Essa orientação buscou construir metodologias pessoais de trabalho, com cada artista se envolvendo com o desenvolvimento do projeto em suas várias etapas: concepção, pesquisa e reflexão sobre arte e tecnologia, pesquisa e escolha de ferramentas de trabalho, experimentações, interação com colaboradores, produção do trabalho, mostra do processo e resultados.
No projeto para espectadores remotos, Celina propõe ações ao vivo via skype. De fato, são encontros virtuais intimistas entre ela e um interator de cada vez. O principal objetivo dela é questionar a noção de realidade, criando imagens no ambiente virtual pelo deslocamento espacial, causando estranhamentos – imagens apresentadas aos “espectadores remotos”.
No projeto som-ma, Juliana associa som a redes neurais e mobilidade, utilizando telefones celulares. A associação é feita por uma instalação sonora com sons gravados por colaboradores nos celulares que, ao serem chamados pelos participantes, geram uma “peça sonora” idealizada por Juliana. Os celulares reproduzem esses sons e também os enviam a outros, pela simulação de um sistema de nós e conexões baseado na transmissão neuronal de informações.
O NAT_EAV_LAB, um dos projetos do NAT_EAV – Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, uma escola de artes reconhecida pela sua atuação na produção e ensino da arte na contemporaneidade, contribui, dessa forma, efetivamente, para o desenvolvimento da produção de novos artistas no Rio de Janeiro na área de arte e tecnologia.
Equipe do NAT_EAV
NATEAVLAB | 2010
Artistas selecionados
Celina Portella
Juliana Cerqueira
Comissão de Seleção
Alberto Saraiva
curador do Oi Futuro - representante da Oi e do Oi Futuro
Claudia Saldanha
diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - representante da Secretaria de Estado de Cultura
Simone Michelin
artista e professora da EBA-UFRJ
NAT_EAV_LAB
exposição | 22 de agosto a 3 de outubrode 2010
para espectadores remotos | Celina Portella
som - ma | Juliana Cerqueira