Projeto

SOM_MA

Som-ma é uma instalação sonora na qual simulo um modelo de redes neurais utilizando celulares. Cada celular, como um neurônio, recebe estímulos - ligações feitas para eles ativam seus toques, emitindo as mensagens recebidas e processadas em forma de áudio.

Nesta obra, interessa-me resgatar sons que normalmente não escutamos em nossos celulares, mas que existem em nossas vidas, sons do dia a dia, que estão se tornando imperceptíveis a nossos ouvidos. Classifiquei-os em três categorias: sons urbanos – como os que ouvimos pela cidade, sons de natureza – como os que ouvimos no simples ato de ir à praia, e sons humanos – como os que nossos corpos podem emitir.

Pensei então um trabalho colaborativo, onde uma rede de pessoas puderam gravar e me enviar, via internet, sons que  editei e instalei nos celulares, como notas
musicais a serem tocadas na instalação utilizando telefones celulares e seus aplicativos.

Com esse trabalho,  convido o público a entrar neste espaço e a participar da instalação, tornando-se parte dela, construindo a cada chamada novos caminhos sonoros.

O projeto conta também com uma performance em telepresença, realizada
no dia da inauguração: uma peça sonora é regida por mim, na qual os instrumentos são os celulares pessoais decada participante on-line.

Juliana Cerqueira